quinta-feira, 23 de março de 2017

Como Criar um Feed RSS

Se você deseja aumentar o número de leitores do seu site ou quiser atrair os holofotes organizando um bom podcast, é necessário criar um Feed RSS. Ele irá manter os usuários atualizados em relação a todos os artigos ou episódios mais recentes que disponibilizar, o que pode resultar num grande aumento no número de acessos à sua página. Configurar um Feed RSS é rápido e fácil, esteja você utilizando um programa de criação RSS ou criando um por conta próprio. Siga este guia para descobrir como fazer isto.

1
Utilizando um software de criação de RSS

  1. Imagem intitulada 1650234 1
    1
    Encontre um programa de criação RSS. Existem algumas opções quando o assunto são os serviços RSS. Você pode utilizar uma ferramenta da web para criar e atualizar automaticamente seu feed RSS, mediante pagamento mensal, ou baixar um programa de feeds RSS e atualizá-lo manualmente. Alguns dos mais conhecidos são:[1]
    • RSS Builder – Um programa de criação de RSS gratuito e em código aberto que permite que você faça seus arquivos RSS e envie-os ao seu website. Ele também gerencia automaticamente o feed RSS da sua página, sem que o upload do arquivo tenha que ser feito todas as vezes.
    • Feedity e rapidfeeds – Estes serviços da web irão permitir que você gerencie múltiplos feeds com atualizações automáticas. Não será preciso atualizar manualmente o feed ao atualizar o conteúdo de seu site. O Feedity irá gerar um arquivo RSS sem precisar inserir cada item.
    • FeedForAll – Pago, este programa possibilita a criação de feeds RSS para enviá-los ao seu site. Ele também possui ferramentas especializadas para a criação de feeds de podcast para o iTunes.
  2. Imagem intitulada 1650234 2
    2
    Crie um novo feed. Após escolher seu serviço, crie seu primeiro feed. O processo é diferente de acordo com o programa que foi escolhido, mas no geral, a ideia é a mesma para todos. Os feeds, sem exceção, precisam ter metadados básicos:
    • Crie um título para o feed. Ele deve ser o mesmo que o do seu site ou podcast.
    • Insira o URL de sua página. Ele ajudará os visitantes a voltarem rapidamente à tela inicial.
    • Insira a descrição do feed. Sem passar de duas frases, descreva o conteúdo geral dele.
  3. Imagem intitulada 1650234 3
    3
    Adicione uma imagem a seu feed. É possível adicionar uma imagem que represente-o. O arquivo dela precisa ser enviado ao seu site para ser carregado. Adicionar uma imagem é opcional, mas altamente recomendado para podcasts.
  4. Imagem intitulada 1650234 4
    4
    Adicione conteúdo ao seu feed. Depois de introduzir as informações do seu podcast, será hora de começar a adicionar conteúdo a ele. Insira o título do artigo, posts do blog, episódio do podcast, etc. Digite o URL que faz o link diretamente ao conteúdo, bem como a data de publicação. No Feedity, basta colocar o URL do site e o conteúdo será adicionado automaticamente.
    • Cada entrada deve possuir uma descrição curta mas explicativa. Ela será a primeira coisa que seus leitores verão antes de escolher se clicarão em sua entrada em seus leitores RSS.
    • O GUID é um identificador único para seu conteúdo. Na maior parte das vezes, você pode colocar o URL neste campo também. Se ambas as partes do conteúdo estiverem localizadas no mesmo URL, eles necessitarão de identificadores únicos.
    • É possível adicionar informações de autor e comentários.
    • Adicione uma nova entrada para cada parte do conteúdo que deseja transmitir.
  5. Imagem intitulada 1650234 5
    5
    Crie um arquivo XML. Quando terminar de inserir todo seu conteúdo no feed, será necessário exportá-lo a um arquivo XML. Ele permitirá que visitantes se inscrevam no seu feed RSS.

  6. Imagem intitulada 1650234 6
    6
    Publique o feed. Faça o upload do arquivo XML criado para seu site e coloque-o em sua página inicial. Alguns sites criarão um URL para o feed, que poderá ser colocado em seu site.
    • No RSS Builder, você pode introduzir as informações de FTP de seu site para que o feed seja automaticamente atualizado sempre que editá-lo. Para fazer isto, clique no botão FTP na barra de ferramentas superior, em "New Site" (Novo Site) e coloque as informações do FTP. Quando estiver pronto para atualizar o arquivo XML no site, clique em "Publish Feed" (Publicar Feed).
  7. Imagem intitulada 1650234 7
    7
    Enviando seu feed RSS. Existem diversos sites agregados aos quais você pode enviar seu feed RSS. Eles coletam artigos de interesses similares e podem aumentar consideravelmente o número de visitas ao seu site. Pesquise por diretórios de feeds RSS que correspondem aos assuntos do feed e envie o URL para o arquivo XML dele.
    • Caso seu feed seja um podcast, você pode enviá-lo ao iTunes para que os usuários possam pesquisar e assiná-los através do programa. Seu podcast precisa ser aprovado para ser mostrado nos resultados de pesquisa.[2]

2
Escrevendo seu próprio feed

  1. Imagem intitulada 1650234 8
    1
    Compile uma lista de seu conteúdo. Num programa de processamento de palavras, crie uma lista simples do conteúdo mais recente. Não há problema colocar mais ou menos que 10-15 itens, mas tente criar uma lista entre estes números. Copie o URL na lista, escreva o título, uma breve descrição e anote a data de publicação.
  2. Imagem intitulada 1650234 9
    2
    Crie seu arquivo XML. Abra o Bloco de Notas (Windows) ou o TextEdit (Mac). Antes de poder começar a introduzir informações de conteúdo, é necessário adicionar as informações de cabeçalho do RSS. Insira o código a seguir na parte superior do arquivo de texto:
    <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
    <rss version="2.0">
    <channel>
    <title>Título do Feed</title>
    <link>http://www.seuwebsite.com/</link>
    <description>Descrição do Feed. 
    Limite-a a uma ou duas frases.</description>
    
  3. Imagem intitulada 1650234 10
    3
    Comece a inserir o conteúdo. Cada parte do conteúdo terá que estar numa entrada <item> separada logo abaixo do cabeçalho. Copie o código a seguir para cada entrada que precisar fazer, substituindo os itens com informações do seu conteúdo.[3]
    <item>
    <title>Título do Conteúdo</title>
    <link>URL direto ao conteúdo</link>
    <guid>ID única do conteúdo. Copie o URL novamente</guid>
    <pubDate>Wed, 27 Nov 2013 15:17:32 GMT 
    (Nota: A data precisa estar neste formato)</pubDate>
    <description>Descrição do conteúdo.</description>
    </item>
    
  4. Imagem intitulada 1650234 11
    4
    Feche suas tags na parte inferior do feed. Após inserir todos seus itens, feche as tags <rss> e <channel> antes de salvar o arquivo. Um feed de exemplo, com três itens, teria um formato parecido a este:
    <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
    <rss version="2.0">
    <channel>
    <title>Meu Blog Da Hora</title>
    <link>http://www.seuwebsite.com/</link>
    <description>Meus artigos da hora mais recentes</description>
    <item>
    <title>Artigo 3</title>
    <link>exemplo.com/3</link>
    <guid>exemplo.com/3</guid>
    <pubDate>Wed, 27 Nov 2013 13:20:00 GMT</pubDate>
    <description>Meu artigo mais recente.</description>
    </item>
    <item>
    <title>Artigo 2</title>
    <link>exemplo.com/2</link>
    <guid>exemplo.com/2</guid>
    <pubDate>Tue, 26 Nov 2013 12:15:12 GMT</pubDate>
    <description>Meu segundo artigo.</description>
    </item>
    <item>
    <title>Artigo 1</title>
    <link>exemplo.com/1</link>
    <guid> exemplo.com/1</guid>
    <pubDate>Mon, 25 Nov 2013 15:10:45 GMT</pubDate>
    <description>Meu primeiro artigo.</description>
    </item>
    </channel>
    </rss>
    
  5. Imagem intitulada 1650234 12
    5
    Salve seu arquivo. Após finalizar a criação do feed, salve-o como um arquivo XML. Clique em "Arquivo" e selecione "Salvar Como". No menu de tipo de arquivo, selecione "Todos os Arquivos". Mude a extensão de .TXT para .XML e nomeie o item de forma que ele corresponda ao título do feed. Certifique-se de que não há nenhum espaço no nome.
  6. Imagem intitulada 1650234 13
    6
    Publique seu feed. Agora que você possui o arquivo XML, é hora de você fazer o upload dele ao seu website. Use um programa FTP ou o cPanel para colocar o XML na página inicial de seu site. Não esqueça de criar um link ao arquivo XML para que as pessoas podem se inscrever no feed.
  7. Imagem intitulada 1650234 14
    7
    Distribua o feed. Com o feed online, você pode começar a distribuir o link para diversos Diretórios de Feed. Pesquise na web e encontre diretórios que correspondem aos interesses de seu conteúdo. Divulgar bastante o feed fará com que o tráfego de seu site seja bem maior.
    • Se estiver criando uma lista para um podcast, o feed pode ser enviado ao iTunes. Isto permitirá que usuários do programa o encontrem através da Loja do iTunes. Leia este guia para enviar seu arquivo XML ao iTunes. Ele precisará ser aprovado novamente antes de aparecer nos resultados de pesquisa.
  8. Imagem intitulada 1650234 15
    8
    Atualize seu feed. Se estiver criando e gerenciando seu feed RSS manualmente, será necessário atualizá-lo sempre que criar conteúdo novo e que deseja publicar. Para fazer isto, abra as mais recentes versões do seu arquivo XML num editor de texto e adicione o novo conteúdo à parte superior da lista, utilizando o código acima. Salve o arquivo e envie-o novamente ao seu site.
    • Tente evitar que seu feed fique longo demais. Isto fará com que o tempo de carregamento seja menor para seus leitores. Ao adicionar novo conteúdo, remova a última entrada do feed, pois se atualizá-lo constantemente, isto evitará que ele fique grande demais.


Avisos

  • Tome cuidado para que as tags não sejam deletadas, caso utilize o Dreamweaver ou um programa semelhante de design para a web. Às vezes, o Dreamweaver removerá tags que parecem ser repetitivas; porém, todas elas devem estar no lugar para produzir um feed RSS válido.

0 comentários:

Postar um comentário